A população da Chapada Diamantina foi presenteada, neste sábado (2), com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Lençóis, totalmente restaurada. Foram investidos mais de R$ 600 mil reais para recuperação de pisos, tablados, esquadrias, assoalho do Coro, telhado, instalação elétrica e sonorização. A iniciativa é do Programa Monumenta/Iphan, do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado.

Durante inauguração, o governador Jaques Wagner destacou a importância da Igreja para a região da Chapada Diamantina. “A Igreja é um patrimônio não só para o município, mas também para todo o estado. Lençóis é uma referência turística”, afirmou Wagner.

Para o padre responsável pela igreja, Gercival Vieira, a restauração permitirá uma maior participação dos católicos locais. “Como a igreja não tinha uma boa estrutura física, muitas pessoas deixavam de freqüentar as missas. Acredito que com a recuperação teremos mais alegria e espiritualidade e fiéis”, afirmou Vieira ao explicar que a edificação foi construída em 1840.

O Programa do Governo Federal também recuperou a nova sede da Prefeitura de Lençóis, que faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1973.

Atualmente, 26 cidades brasileiras participam do programa, que tem como proposta preservar monumentos, museus e fortes, entre outros, além de promover a recuperação de forma sustentável de imóveis tombados. O Monumenta recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com a colaboração específica da Unesco.

Anúncios

O Governador Jaques Wagner também anunciou a implantação da Ouvidoria Municipal de Lençóis, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, para registrar denúncias, reclamações e sugestões dos moradores do município. O termo de cooperação técnica foi assinado no mês passado.

Na área social, a cidade contará com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para orientar e acompanhar todos aqueles que estiverem em situação de ameaça ou violação dos direitos. O Creas beneficiará as cidades do entorno, como Andaraí, Iraquara, Palmeiras e Seabra. O Governo do Estado também implantará uma unidade assistencial de saúde.