A região cacaueira passa a contar, a partir desta quarta-feira (27), com um voo da Trip Linhas Aéreas, que liga Ilhéus a Salvador. A aeronave tem capacidade para 68 passageiros e decola da capital às 17h30 com chegada prevista às 18h10. De Ilhéus, o avião decola às 9h15 e pousa em Salvador às 9h55.

Os horários, segundo o secretário do turismo, Domingos Leonelli favorecem o turismo e o setor de negócios. “O horário da Trip é fundamental para aliar o turismo ao negócio. Afinal, os empresários poderão sair de manhã de Ilhéus, resolver os problemas em Salvador e retornar mesmo dia. E os turistas contam com mais um voo regular. Nós entendemos que o esforço que estamos realizando junto com as companhias aéreas na preparação de nossos aeroportos são eficazes e facilita o turismo nacional e interno”, afirma.

Além de cobrir a malha aérea da Bahia, o voo contempla o interior de Pernambuco e o Sudeste do país. A linha interregional decola de Petrolina, em Pernambuco, faz escala, respectivamente, em Salvador e Ilhéus e tem Vitória (ES) como destino final.

Ilhéus é a quarta cidade baiana a receber um voo regular da Trip linhas aéreas, em menos de 40 dias. De acordo com o governador Jaques Wagner, outras rotas da empresa também favorecem o turismo interno baiano e a realização de negócios, como os voos que saem de Salvador para Vitória da Conquista, Aracaju e Lençóis, que não tinha uma linha regular há cinco anos. “Todos sabem que tenho preparado um grande programa de desenvolvimento de Ilhéus e da região. Esse voo vai ser bom para o turismo e para os negócios. Principalmente, quando todos os projetos previstos para Ilhéus forem concretizados, como a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul”, disse ele que ainda anunciou mais um voo direto para a Bahia. “Já fechamos mais uma parceria com a Trip e, logo no final de junho, estaremos com o voo Rio-Porto Seguro”, assegurou.

Ponte

A reforma estrutural e iluminação cênica da ponte Lomanto Júnior fizeram do equipamento mais um atrativo turístico da localidade. O investimento de R$ 1 milhão vai facilitar o escoamento do cacau e da banana produzidos na região. A obra vai melhorar o tráfego nos 330 metros de extensão da ponte que faz parte da BA001, por onde passam, por dia, 1, 5 mil veículos. A obra vai beneficiar a população de Ilhéus Itacaré, Itabuna, Una e Canavieiras. Morador de Ilhéus há mais de 30 anos, o fotógrafo, José Nazal, aprovou o equipamento. “A reforma vai garantir mais tempo de uso da ponte que já foi construída há mais de 42 anos. A nova iluminação vai transformar em um símbolo e mais um atrativo para a cidade”, enfatizou.

Ainda em Ilhéus o governador Jaques Wagner assinou um contrato que garante o início, em duas semanas, das obras dos dois módulos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT). Nos locais serão realizados serviços de criminalística e medicina legal, contando com laboratório para constatação de uso de drogas e análise de resíduo de disparo de arma de fogo.

Uma das unidades vai abrigar apenas a área de tanatologia – que são os serviços de necropsia – já a outra servirá para lesões corporais, sexologia, perícias laboratoriais e criminais. A nova sede atenderá a demanda de mais de 440 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Ilhéus, Aurelino Leal, Canavieiras, Gongogi, Ibirapitanga, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A obra, orçada em R$ 419 mil, deve ficar pronta em 150 dias.

Outra preocupação do Governo do Estado na região cacaueira é a situação na qual se encontra o aterro sanitário de Ilhéus/Uruçuca. Por isso, o Wagner assinou nesta quarta-feira (27), ordem de serviço para recuperar e gerir o local. Entre as ações previstas estão a retirada gradativa de aproximadamente 120 pessoas que vivem da catação de resíduos na área do aterro e a implantação de programa de coleta seletiva com inserção desses catadores.

“A cidade tem que ficar preparada para a responsabilidade que vai assumir. A longo prazo, a região Sul vai movimentar a economia baiana. Por isso, autorizei obras no aterro e a construção da coordenadoria de policia técnica, para interiorizar este serviço. Na verdade é um conjunto de medidas que estão sendo tomadas nas áreas de turismo, agricultura e comercio e indústria”, afirmou.