Os alagamentos que atormentam a vida dos moradores da Lagoa da Base, Vila Mar e Vila Praiana, em Lauro de Freitas, têm prazo para acabar. O projeto de urbanização de uma poligonal com mais de 60 hectares, que envolve as três localidades, foi apresentado, nesta quarta-feira (20), pela presidente da Conder, Maria Del Carmen, técnicos responsáveis pela obra e a prefeita Moema Gramacho, aos vereadores e secretários municipais.

No projeto serão investidos R$ 18 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e governo do Estado, beneficiando diretamente cerca de 2.500 famílias.

A primeira etapa da obra já foi iniciada, com a pavimentação de ruas. As outras quatro etapas estão com projetos prontos aprovados pela Caixa Econômica Federal e em fase de licitação das empresas que vão executar o serviço. Segundo a presidente da Conder, os principais problemas para execução da obra já foram superados: “Tivemos muita dificuldade para encontrar áreas para os conjuntos habitacionais.

O governo federal exige que a área tenha escritura com cadeia sucessória. Tivemos que desapropriar. Hoje o problema é a relocação de algumas famílias que resistem em deixar suas moradias”.

Estão previstos programas de educação ambiental e de geração de emprego e renda. Respondendo a questionamentos dos vereadores, Del Carmen informou que os contratos já preveem que as empresas utilizarão preferencialmente a mão de obra local. Ainda de acordo com o projeto, será eleita uma comissão de moradores para acompanhar o desenvolvimento da obra.

Para Moema, o projeto atende uma das áreas que mais apresentam problemas de saneamento no município, sobretudo em épocas de chuva. Executado em cinco etapas, o projeto envolve a construção de três conjuntos habitacionais com 296 unidades, 198 unidades sanitárias e melhorias habitacionais em mais 585 moradias; drenagem e pavimentação de 25 ruas, ampliação das redes de água e esgoto, e a implantação de creche e escola de 1° Grau. As duas lagoas existentes na área serão dragadas e urbanizadas com a implantação de ciclovia e pista de pedestres, parque infantil, espaço para ginástica e estacionamento.