Ser comunicativo, paciente, atencioso e ter jogo de cintura. Essas são algumas características do recepcionista de hotel, pontuadas pela diretora de Recursos Humanos do Fiesta, Helen Monte Verde, aos 42 jovens da cidade de Lauro de Freitas, integrantes do Projeto Juventude Cidadã. Nesta terça-feira (12), pela manhã, os jovens participaram, no Hotel Fiesta, em Salvador, de uma ação de qualificação profissional como parte do curso Recepcionista de Hotel.

A diretora do Fiesta deixou bem claro para os alunos que trabalhar em recepção de hotel é lidar diretamente com pessoas e nos mais variados tipos de situações e humor. “Vocês têm que estar preparados para contornar as situações adversas que aparecem”, conta. Ela ainda deu dicas de como tratar os clientes.

Desta etapa do Projeto Juventude Cidadã ainda participam jovens dos municípios de Simões Filho e Santo Antônio de Jesus, com a parceria do Fiesta, Caraíba Metais, Contax, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus, totalizando mais de 600 alunos. Nesses municípios estão sendo oferecidos cursos de Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista de Consultório Médico-dentário, Recepcionista de Hotel e Operador de Telemarketing.

A aluna Paloma Souza, de 17 anos, considerou a visita esclarecedora sobre o que já tinha visto em sala de aula. “Conhecemos a rotina da profissão, a postura que devemos ter diante dos clientes e os possíveis problemas que devermos encontrar. Além disso, aprendemos como funciona a estrutura de um hotel de grande porte como este”, relatou.

Para Maurício Ferreira, de 20 anos, a vivência serviu para tirar algumas dúvidas com os funcionários do hotel. “Todos afirmaram que o inglês é fundamental na profissão, o que mostra que devemos buscar, cada vez mais, novos conhecimentos e uma melhor qualificação”. Segundo ele, a área hoteleira de Lauro de Freitas tende a se expandir nos próximos anos pela proximidade com o aeroporto. “Isto vai nos garantir um bom mercado de trabalho”, acredita.

Em todo o estado, o projeto é coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e nos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho e Santo Antônio de Jesus, a entidade executora é a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), que atende a 606 jovens entre 16 e 24 anos.