Menos de um mês após a entrega dos certificados de conclusão dos cursos do Consórcio Social da Juventude Rural, mais de 40% dos jovens qualificados nas regiões baianas do Extremo Sul e Chapada Diamantina já estão no mercado de trabalho. O número supera em 10% a meta estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os nove estados do Nordeste com o projeto, a Bahia foi o que teve o maior número pessoas beneficiadas, num total de 1.245 jovens com idades entre 16 e 24 anos.

Tamile Souza Santos, de 20 anos, foi uma das pessoas que tiveram a realidade modificada após a qualificação. Moradora de Itacaré, no Sul da Bahia, ela participou de um curso de formação de garçons e, ainda durante a fase de treinamento, conseguiu emprego em um restaurante da região.

O presidente da Associação Brasileira de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), Hernane Petinatti, destacou a importância do projeto e afirmou que os jovens que participam dos cursos saem aptos a exercer as funções em hotéis e meios de hospedagem. Ele contou que em um hotel de sua propriedade, em Itacaré, no Litoral Sul, cinco jovens que fizeram parte do Consórcio Social da Juventude Rural foram absorvidos e fazem parte do quadro de profissionais.