Acontece nesta segunda-feira (11) e na terça-feira (12), nos municípios de Camaçari e Valença, o Seminário de Consulta Pública da Minuta do Projeto da Lei de Educação Ambiental, que pretende identificar problemas, conflitos socioambientais e potencialidades da região. A idéia é levantar indicativo e propor alternativa sustentável por meio da Lei de Educação Ambiental.

O evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), colegiado que discute e coordena as atividades de educação ambiental na Bahia. O seminário percorreu os 26 Territórios de Identidade do Estado, encerrando a programação na Região Metropolitana de Salvador (Camaçari) e Baixo Sul (Valença).

O evento de Camaçari terá a participação do secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos. “A finalidade das consultas públicas é ter uma lei legitima, num processo que só se constrói com transparência, diálogo e participação”, defendeu Matos, ao destacar que área ambiental é planetária e tem consequências no mundo inteiro.

Para a coordenadora executiva da Ciea, Lilite Cintra, os encontros são formas democráticas de consultar os territórios, para que possam manifestar suas peculiaridades e estar inseridos no processo de levantamento das suas necessidades. “Os seminários servem para levar informações sobre educação ambiental e para colher dados da vivência de quem atua nessa área na região”.

A expectativa é a presença de 150 participantes por evento, com representantes de todos os municípios que compõem os territórios. Dúvidas e/ou sugestões podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico (consulta.plea@sema.ba.gov.br).