O governo da Bahia investiu R$ 1,9 milhão na construção do sistema integrado de abastecimento de água de Ibó/Icozeira, englobando 15 localidades da região de Abaré, no Vale do São Francisco, a 530 quilômetros de Salvador, beneficiando mais de seis mil pessoas. A Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foi responsável pela obra, que será entregue à população nesta quarta-feira (6) pelo governador Jaques Wagner.

A água é captada através de flutuantes metálicos no Rio São Francisco e levada por adutora com 41 quilômetros. Faz parte ainda do sistema integrado um reservatório elevado em concreto armado com capacidade de 50 metros cúbicos, estação de tratamento de água e casa de química, numa área construída de 92 metros quadrados, compreendendo floculador, decantador e filtros para tratamento da água.

A Cerb implantou também três estações elevatórias de água tratada com 68 metros quadrados de área e mais duas com 15 metros quadrados. Além disso, foram instalados caixas de passagens, dois reservatórios de fibra de vidro com capacidade de dez metros cúbicos, apoiados em base de alvenaria e chafariz-padrão.

Segundo o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o sistema vai resolver os problemas de abastecimento das 15 localidades da região que sofrem pela falta de água. As comunidades beneficiadas são Aroeira, Acaru, Angico, Capoeira, Curral das Pedras, Fazenda Primavera, Fortaleza, Ibó, Fazenda Vaqueiro, Icozeira, Mamede, Pau de Colher, Pedra da Onça, Tuiuiu e Umbuzeiro.

Ainda no município de Abaré, a Cerb concluiu o sistema simplificado de abastecimento de água em Bodocó/Duas Lagoas. O sistema foi recuperado nesta gestão, beneficiando 280 pessoas. Ele é composto de adutoras com extensão de dois mil metros, rede de distribuição com sete quilômetros, reservatório e chafarizes.