LOCAL: Município de Antônio Cardoso – Praça Bule-Bule, a 139 quilômetros de Salvador, no território de identidade do Portão do Sertão.
DATA: 21.05.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Inauguração de três unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) dotadas de equipamentos, da construção de uma estação elevatória no sistema de abastecimento de água e da recuperação e ampliação do sistema simplificado de abastecimento de água (SSAA), além da entrega de 73 unidades habitacionais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1.PSF

Unidades: Das três, duas foram construídas, uma na sede (avenida Sérgio Carneiro, centro) e a outra no povoado de Oleiros. A reforma fica na localidade de Santo Estevão Velho. Cada unidade é composta de salas de espera, do Serviço de Atendimento Médico e Estatística (Same), de reunião, de curativos, farmácia, imunização, consultórios de enfermagem, médico e odontológico, coleta e esterilização, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. Os equipamentos adquiridos para as três unidades serão utilizados para o desenvolvimento das seguintes atividades: consultas médicas e de enfermagem, curativo, sutura, imunização e dispensação de medicamentos.

2. ESTAÇÃO ELEVATÓRIA

Obra: A construção do equipamento melhorará o abastecimento do sistema integrado que atende o município. A intervenção beneficiará cerca de 350 habitantes dos povoados de Morro do Capim e Oleiros. O investimento foi da ordem de R$ 100 mil.

3. SSAA

Obra: Com a reforma e ampliação do sistema simplificado na localidade de Crumataí, mais de mil pessoas terão acesso a água tratada e de boa qualidade. A água é captada no lago da Barragem de Pedra do Cavalo, no Rio Paraguaçu, por meio de uma estação flutuante. Em seguida, é conduzida por uma adutora com extensão de 2.526 metros até a estação de tratamento com filtração direta e capacidade para processar dois litros por segundo. O sistema é composto ainda de dois reservatórios de 20 m³, caixa de quebra-pressão e uma rede de distribuição com 6.276 metros de extensão, além de 216 ligações domiciliares com instalação de hidrômetros. Além de fornecer água de qualidade, a ação vai contribuir para a redução da incidência de doenças endêmicas na comunidade beneficiada. O investimento é de R$ 118 mil.

Água para Todos: Lançado neste governo, o programa é uma ação intersetorial de cinco secretarias estaduais e órgãos descentralizados. Na prática, significa a união de todas as ações de abastecimento de água e saneamento básico do Estado. O objetivo é elevar o fornecimento de água na zona rural de 30,8% para 51,8% e na zona urbana de 94,7% para 98%. A implantação, ampliação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, além do tratamento de efluentes associado à preservação de mananciais utilizados para abastecimento, são outras metas. Em relação à construção de cisternas, a prioridade é promover a segurança alimentar, nutricional e melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo, construindo unidades para consumo humano e para a produção agrícola e também barragens subterrâneas. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. Em um ano e sete meses de Água para Todos, já foram aplicados quase de R$ 391 milhões em obras distribuídas nos diversos territórios do estado, beneficiando 375 municípios e atingindo mais de 1,9 milhão de pessoas.

4. HABITAÇÃO

Unidades: Situadas no Conjunto Habitacional Gastão Pedreira I, são frutos da parceria entre a prefeitura municipal, responsável pela doação do terreno e a realização das obras de infra-estrutura (redes de energia elétrica, esgotamento sanitário, abastecimento de água e urbanização), o Governo do Estado, que destinou o valor médio de R$ 1,6 mil por unidade, e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518), que estabelece a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria. As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço. Outras 50 residências que formarão o Conjunto Habitacional do Gastão Pedreira II estão com as obras em andamento.

ANTÔNIO CARDOSO: Com população estimada de 12.509 habitantes e extensão territorial de 293 km², o município tem entre suas principais atividades econômicas a agricultura (mandioca e chá da índia) e avicultura.