Alcançar a certificação de estado livre da febre aftosa sem vacinação e transformar a Bahia em exportador de carne. Esses são os principais objetivos destacados, nesta quarta-feira (6) pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, ao lançar no município de São Sebastião do Passe, na RMS, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa deste ano. A segunda etapa será realizada em novembro.

A Bahia já alcançou a certificação de livre da aftosa com vacinação, com a cobertura de 97% do rebanho bovino, que chega a 11 milhões de cabeças. Há 12 anos não se registra nenhum caso da doença.

A Campanha foi lançada na Fazenda Natal, pioneira no estado na criação de búfalos, que no final do ano passado exportou 350 novilhas para a Venezuela. De acordo com o secretário Roberto Muniz, a escolha do local para o lançamento da campanha tem um significado simbólico. “sinaliza para o que desejamos para o futuro do rebanho bovino em nosso estado”. Ou seja, animais livres de doenças, capacitando o estado para se tornar um grande exportador de carne. Com 25 mil cabeças, o rebanho de búfalos cresce no estado e se destaca pela resistência e qualidade dos animais, que também precisam ser imunizados contra o vírus da aftosa.

O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, destacou a importância dos veterinários na fiscalização da vacinação. Para o pecuarista Urbano Souza, maior criador de búfalo do estado, as ações da Adab são importantes para o sucesso do seu empreendimento. “A Adab é a nossa grande parceira, nos orienta, fiscaliza e tem um papel fundamental na melhoria constante da qualidade dos nossos produtos, principalmente o leite de búfala”, conclui.