Moradores das comunidades quilombolas de Seabra, 457 quilômetros de Salvador, serão beneficiados com o PAC Funasa. O anúncio foi feito neste sábado (02), pela manhã, pelo Governador Jaques Wagner, no Ginásio de Esportes da cidade. O Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, destinará mais de R$ 2 milhões e seiscentos mil reais para o sistema de abastecimento de água das comunidades quilombolas, entre elas Cachoeira de Várzea, Mocambo da Cachoeira, Baixão Velho, Capão das Gamelas, Serra do Queimadão e Lagoa do Baixão.

O presidente da Funasa, Danillo Fortes, afirmou que mais R$ 20 milhões serão disponibilizados para mais 30 municípios baianos. "O programa permitirá a melhoria em diversas comunidades, possibilitando saneamento, drenagens e construções de banheiros", disse Fortes.

O representante da comunidade Baixão Velho, Júlio Cupertino, disse que a água é um dos principais problemas do local. "Todas as medidas vão ajudar as nossas famílias e, com isso, teremos uma vida mais digna", declarou Cupertino.

O PAC Funasa foi lançado há dois anos e tem como prioridade as localidades que registram as maiores taxas de mortalidade infantil no triênio 2003/2005 e baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, o programa do Governo Lula pretende reestruturar os projetos relacionados às comunidades descendentes de escravos, disponibilizando recursos para atividades produtivas, atenção à saúde, educação, saneamento e questão fundiária (delimitação e titulação das áreas quilombolas).