Publicada às 10:25
Atualizada às 17:30

Para fazer o maior São João da Bahia e aquecer o turismo, o Governo do Estado vai investir quase R$ 10 milhões na festa junina deste ano. Os investimentos incluem divulgação em feiras e em eventos de turismo em todo o país, contratação de atrações e realização dos festejos em Salvador e em cidades do interior. No total já foram captados pelo estado R$ 6,8 milhões, provenientes de patrocínios de empresas privadas – como Ambev e Insinuante – e públicas – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal –, além de recursos do Ministério do Turismo.

O São João será realizado nos 417 municípios baianos, mas a campanha visa atrair visitantes para as cidades consideradas portões de entrada, como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Além destas, foram incluídas Bom Jesus da Lapa e Lençóis, que este ano voltaram a receber voos regulares.

Para atrair os turistas, o Estado fechou parceria com 27 operadoras de turismo em todo Brasil, que já estão vendendo com preços especiais os pacotes turísticos para o São João da Bahia. No ano passado, apenas uma empresa (CVC) divulgou a festa junina do estado, comercializando 19 mil pacotes, sete mil a mais do que em 2007. Haverá também promoções especiais com as companhias aéreas Azul, Trip e Webjet.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, a campanha de divulgação da festa junina baiana se concentra na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este ano, a divulgação se estendeu para Alagoas e Sergipe.

O objetivo é elevar de 30% para 45% a ocupação hoteleira em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro e aumentar de 22% para 35% o número de turistas de fora do estado que participam da festa. A campanha também visa o público interno do estado baiano.

Geração de emprego e renda

Para alguns o São João é sinônimo de festa, mas para outros significa emprego e renda. No ano passado, somente os municípios de Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa incluíram no mercado de trabalho, formal e informal, mais de cinco mil pessoas. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS) quatro mil vagas de trabalho foram preenchidas no período junino.

De acordo com a previsão das prefeituras de Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa, as três cidades juntas devem faturar R$ 20 milhões, sendo que a maior parte desse dinheiro é destinada à cadeia produtiva do turismo, como comércio de roupas, alimentos, bebidas, hospedagem e transportes.

O São João é também a quarta data mais importante do comércio, aumentando significamente as vendas no período junino.

Festa nos 417 municípios

Quem optar por Salvador contará com grandes atrações no palco tradicional do Terreiro de Jesus, Centro Histórico. Forró, arrasta-pé, comidas e bebidas típicas esquentam o São João do Pelourinho a partir do dia 10 de junho. Entre os artistas confirmados estão Zelito Miranda, Geraldo Azevedo, Adelmário Coelho, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Estakazero, Flor Serena, Elba Ramalho, Dominguinhos, Targino Gondim, entre outros. As ruas do Pelourinho também contarão com manifestações culturais.

A festa esquenta também nos demais 416 municípios, oferecendo forró pé de serra e grandes shows. “Nestes últimos anos o São João da Bahia tem se tornado uma das maiores festas turísticas do Brasil. O estado passa a ser reconhecido como a terra do forró”, disse o forrozeiro Adelmário Coelho, uma das atrações de destaque do São João de Salvador.

Na capital baiana a festa será de 10 a 28 de junho; Ilhéus, de 19 a 23 de junho; Porto Seguro, de 20 a 24; Lençóis, 6, 13; 19 a 25; e Santo Estevão, 27 e 28. O primeiro dia da festa junina no Pelourinho, a partir das 20 horas, o público dançará ao som de Elba Ramalho e Targino Gondim.

Mais informações sobre a programação junina do São João da Bahia no site www.saojoaobahia.com.br ou Disque São João (71) 3103-3103.