Os festejos juninos organizados pelo Governo da Bahia nas cidades de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis e Bom Jesus da Lapa, consideradas portões de entrada do turismo, devem contar pela primeira vez com patrocínios da iniciativa privada.

Segundo o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, algumas empresas ligadas ao varejo e aos segmentos de bebidas, telefonia e alimentos demonstraram interesse em participar do evento.

“Nos próximos dias creio que poderemos anunciar os patrocinadores e as empresas públicas que apoiarão a maior festa regional do Nordeste”, disse.

Leonelli destacou ainda que com os recursos vindos dos patrocínios, das emendas parlamentares federais e do Ministério do Turismo, a festa provocará um menor impacto aos cofres do Estado em relação ao ano passado.

Apesar disso, ele lamentou os efeitos provocados pela turbulência do mercado financeiro. “Nós tínhamos a ideia de fazer o São João em Salvador concorrer de igual para igual com Caruaru e Campina Grande, com os 30 dias do mês de junho com festa no Parque de Exposições, mas a crise não deixou”.

Ainda assim Leonelli se diz otimista com os festejos juninos da Bahia e espera um movimento de turistas maior que em 2008. Este ano, 27 operadoras de São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão comercializando os pacotes de viagem para o São João da Bahia.

Em 2008, apenas a operadora CVC trouxe mais de dezenove mil turistas que passaram as festas juninas em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.