Intensificando as ações que colocam a escola como um espaço da promoção da saúde, o Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas realizou nesta quarta-feira (20), videoconferência visando estimular a criação de grupos gestores municipais que atuem de forma efetiva na criação e o fortalecimento dessa política.

Capitaneado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com a Secretaria de Saúde, o projeto Saúde e Prevenção Escolar trabalha a questão da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/AIDS no intuito de amparar os adolescentes com informações, oferecendo ainda um espaço onde eles possam buscar apoio efetivo e serem orientados sobre prevenção e tratamentos. O evento foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

"Não adianta apenas que a escola informe, ela precisa dar o direcionamento adequado para que o estudante realmente possa se tratar e se prevenir", explica a coordenadora de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Solange Rocha. O projeto já está presente em 48 escolas da rede estadual distribuídas em Salvador e outros quatro municípios baianos e já atingiu 6 mil alunos. Além disso, o Censo Escolar apontou que, outras 150 escolas trabalham questão da sexualidade em sala de aula. A proposta é de ampliar, gradativamente, o raio de atuação.

Para que o trabalho dê bons frutos, a SEC e a Sesab atuam na formação e capacitação de professores para que eles possam trabalhar a questão com os alunos da melhor forma. A temática é trabalhada tanto com os alunos do ensino médio quanto os do fundamental. Segundo a coordenadora Solange Rocha, a SEC atua também na mobilização das escolas para que elas insiram os conteúdos nas suas rotinas de trabalho. "É importante que o trabalho realizado nas escolas sirva de base para outras ações. Através deste projeto, os estudantes aprendem o conceito revisto e ampliado da vulnerabilidade e são sensibilizados para a necessidade da prevenção", acrescenta a coordenadora.

Esta é a primeira videoconferência realizada no estado para tratar a saúde e a prevenção nas escolas. O evento reuniu profissionais da educação, saúde, representantes de ONGs e do protagonismo juvenil. "Estamos traçando estratégias e diretrizes para a implantação e implementação de ações de difusão da promoção e prevenção à saúde", informou a técnica da coordenação que integra o GGE, Rosa Gaspar. O projeto Saúde e Prevenção Escolar está inserido dentro do programa Saúde nas Escolas, do Ministério da Educação em parceria com o da Saúde.