Confraternização, palestras e cursos marcarão a Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) que acontece desta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15). Na Semana de Enfermagem e Serviço Social será realizado, pela Polícia Militar, o Curso de suporte básico de vida, ministrado pelo coordenador e instrutor Major Antonio Júlio Nascimento Silva, de terça-feira (12) até o dia 19, das 8 às 18 horas, que abordando assuntos como ressuscitação cárdiopulmonar, imobilização e transporte de acidentados, abordagem inicial ao paciente politraumtizado. O curso tem como público alvo os profissionais da área de assistência,a exemplo do maqueiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia e enfermeiros.

Nos dia 13 (quarta-feira), às 14 horas e 14 (quinta) de 9 às 14 horas, acontecerá, através do Uinversal Group Emergency, aula prática de Emergência Pré-Hospitalar, com a utilização de manequim, e desfribilação cardíaca, com os professores Daniel Silva e Erinaldo Soares. As aulas terão como conteúdo: Protocolo atualizado do APH (A,B,C,D), alinhamento de vítima em vias publicas, Retirada de vítima em acidentes automobilístico, asfixia provocada por corpo entranho, recuperação cardiorespiratória, procedimentos de Hemostasia, utilização do ambú, Utilização do colar cervical, Improvisação de talas de papelão em fraturas e suporte ao aluno consultas e dúvidas.

A Semana de Enfermagem e Assistência Social foi organizada pelo setor de Recursos Humanos e Núcleo de Educação Permanente do HGMF. "A profissão de enfermeiro é umas das profissões que exige muita dedicação e vocação, pois se não for assim o profissional, diante das dificuldades pode se perguntar o que está fazendo naquele lugar. A correria é muito grande e esse é um momento de interação para recarregar as baterias", comenta Rivaércia Espínola, membro do Núcleo de Recursos Humanos do HGMF.

"Esse evento soma, e para esses profissionais é mais que um apoio técnico. Tanto a confraternização quanto a capacitação representa cuidados com o servidor, que irá cuidar melhor dos usuários da assistência à saúde prestada por eles." afirma Delce Araújo, coordenadora de Enfermagem do HGMF.