Os resultados de uma pesquisa inédita, realizada com portadores de osteoporose grave tratados pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), serão divulgados quinta-feira (28), às 9 horas, no Salão Dália do Fiesta Bahia Hotel, pelo geriatra Antônio Carlos Silva Santos Júnior.

Na oportunidade, a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose fará o lançamento oficial de uma campanha nacional de prevenção e combate à osteoporose e da primeira edição da revista Equilíbrio – Para uma Vida Melhor, que traz como principal reportagem a pesquisa, com o título “Um exemplo que vem da Bahia”.

A pesquisa, que mostra a eficiência de um tratamento para pacientes com alto risco de fraturas, foi realizada, sem patrocínio da indústria farmacêutica, por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sob a coordenação de Antônio Carlos Silva Santos Júnior. Os pesquisadores acompanharam pacientes em uso do medicamento Teriparatida, disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através do Cedeba.

A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que fornecem o medicamento utilizado pelos pacientes que participaram do estudo sem a necessidade de processo judicial, o que possibilitou a realização do trabalho, já apresentado na Grécia, durante o 9º Congresso Europeu sobre Aspectos Clínicos e Econômicos da Osteoporose e Orteoartrose.