A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologias em Saúde (Saftec) e da Diretoria de Assistência Farmacêutica, promove nesta quinta-feira (7), a partir das 9hs, no Hotel Sol Bahia Atlântico (Patamares), o seminário de lançamento da Política Estadual de Assistência Farmacêutica e da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais – Resme-Ba. O evento contará com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla.

Resultado de quase um ano de trabalho, envolvendo diversos setores da Sesab, instituições ligadas ao SUS e consultoria da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Resme-Ba deverá ser um guia norteador para os prescritores e gestores do SUS, contribuindo para qualificar e ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais. Para se chegar a esta listagem de medicamentos essenciais, a Assistência Farmacêutica promoveu oficinas de trabalho com as diversas especialidades médicas e um processo democrático de participação através da publicação da consulta pública da mesma.

A Bahia está entre os poucos estados da federação que aprovaram a Política Estadual de Medicamentos Essenciais na forma de decreto-lei. A Assistência Farmacêutica é parte integrante da Política de Saúde do Estado e representa uma das áreas mais estratégicas da Secretária de Saúde. Das nove prioridades do Governo Jacques Wagner na Saúde, três fazem parte da Política de Assistência Farmacêutica: o Programa Medicamentos em Casa, a Criação da Nova Bahiafarma e a Rede Baiana de Farmácias Populares do Brasil.