A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), inicia nesta terça-feira (5), no Hotel Fiesta Bahia, o segundo módulo do Projeto de Qualificação e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced).

O projeto, viabilizado através de uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), pode certificar o Cedeba como primeiro centro colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para capacitação e treinamento de profissionais do Brasil e de países de língua portuguesa.

Paralelo ao segundo módulo do Proced, acontece a 1ª Oficina Nacional de Formação de Tutores de Educação em Saúde, voltada para o autocuidado em diabetes. A oficina beneficiará 100 profissionais de todo o Brasil (três de cada estado), indicados pelo Ministério da Saúde para atuar como multiplicadores das informações junto aos profissionais de saúde de seus estados.

Os dois eventos, que prosseguem até sexta-feira (8), nos dois turnos, terão a participação de diversos palestrantes convidados, entre eles a diretora da Fundação Mundial do Diabetes, Annie Kapul, o responsável pelo Setor de Doenças Crônicas Não-transmissíveis da Opas, Alberto Barceló, a profissional nacional em doenças crônicas não-transmissíveis da Opas, Micheline Meiners, e a coordenadora de Diabetes e Hipertensão do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio.