Publicada às 11:00
Atualizada às 16:10

Uma manhã cheia de novidades para a saúde da população baiana reuniu nesta segunda-feira (4) mais de três mil gestores, profissionais, estudantes e pesquisadores na abertura da 1ª Mostra Estadual de Saúde da Família, que acontece até quarta-feira (6), no Centro de Convenções.

O dia começou com a entrega de mais 70 carros e 18 motolâncias, pelo governador Jaques Wagner, à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Depois foi realizado o ato solene de instituição da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf).

Durante o evento, foram lançadas outras ações: o projeto Implantando as Linhas de Cuidado na Atenção Básica da Bahia – composto por cursos superiores para 300 profissionais que vão se especializar em saúde da família e em gestão da atenção básica para implantação das linhas de cuidado – o programa de apoio aos municípios para captação de recursos para construção e reforma de unidades de saúde da família junto ao Ministério da Saúde e o Geoportal de Informação em Saúde.

Segundo o representante do Ministério da Saúde, Luís Cláudio Sartori, a Bahia tem sido um dos poucos estados brasileiros que efetivamente têm se compromissado no seu papel de gestão do SUS, com os pressupostos da educação permanente na educação básica, na questão dos financiamentos, na recuperação dos hospitais, na expansão das unidades de saúde da família. “O estado tem o potencial de contaminar positivamente as outras unidades da federação”, afirmou.

“O que quero é que cada um de vocês volte para o seu município mais capacitado e motivado para fazer parte deste que é o maior sistema de saúde pública do mundo: o SUS”, disse Wagner. Ele destacou que, entre os presentes, cerca de 700 pessoas estavam concluindo o curso para agentes comunitários de saúde, do qual já participaram aproximadamente 11 mil profissionais.

A agente comunitária de saúde do município de Manoel Vitorino, Adriana Andrade, atende a cerca de 150 famílias e explicou que o curso vai ajudar muito no seu trabalho. “Fiz o primeiro treinamento em 1998 e agora aprendi muitas coisas novas sobre saúde infantil, planejamento familiar, hipertensão, diabetes”, declarou.

Lúcia Gutemberg, que também é agente de saúde, mas em Feira de Santana, e atende a outras 750 pessoas, ganhou um kit de uso diário que todos os agentes do estado vão receber, contendo uma balança, fita métrica, tensiômetro e outros equipamentos.

“Isso é muito importante, por exemplo, para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças de um a seis anos. Qualquer anormalidade, como a de peso e a de tamanho fora do padrão, encaminhamos para as unidades de saúde para se descobrir a causa”, contou.

Fundação Estatal de Saúde da Família

Para o secretário da Saúde, Jorge Solla, com a criação da Fundação Estatal de Saúde da Família, a Bahia cumpre a sua função de fornecer apoio técnico para os municípios, para que seja possível enfrentar os desafios da área.

“Queremos que seja possível criar uma carreira para que os profissionais tenham motivação e possam mudar de município, por exemplo, como o Tribunal de Justiça faz com seus funcionários”, disse. Ele ressaltou que a estratégia é trabalhar junto com os municípios em cooperação técnica, facilitando a solução dos maiores problemas encontrados na saúde.

“Uma dessas dificuldades é o financiamento de projetos. Assim, vamos auxiliar os municípios para que consigam obter os recursos disponibilizados pelo governo federal”, afirmou Solla.

Sobre os cursos de especialização de nível superior do Implantando as Linhas de Cuidado na Atenção Básica da Bahia, o secretário informou que os participantes vão se tornar monitores para outros alunos e em 2010 o estado vai contar com mais 3,3 mil novos profissionais de saúde no mercado.

Os carros entregues nesta segunda-feira fazem parte dos 162 novos veículos adquiridos para a renovação da frota das 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires). Com um investimento de R$ 12,2 milhões captado pela Sesab junto ao Ministério da Saúde, foram adquiridos uma Van, uma Pick-up, 35 Fiestas Hatchbach, 80 Rangers, 32 S-10 e 13 Paratis.

Já as motolâncias foram entregues para os Samus regionais de 14 municípios. O programa das motolâncias foi criado em dezembro do ano passado, por meio de portaria do Ministério da Saúde, para garantir um atendimento mais rápido e adequado em locais de difícil acesso, condições de tráfego intenso e grandes aglomerações, chegando o mais rápido possível no local da ocorrência. Esse aparelhamento do Samu 192 é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, Sesab e secretarias municipais de Saúde.

Solla citou outras conquistas na área da saúde nos últimos dois anos. “No início desta gestão, apenas 5% dos agentes de saúde tinham direitos trabalhistas. Agora, estamos chegando a 90% dos profissionais com seus vínculos regularizados com as prefeituras onde trabalham”, destacou.