A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da diretoria de Vigilância Epidemiológica, promove desta terça-feira (26) até quinta-feira (28), no Hotel Vila Velha, uma capacitação em hepatites virais. A capacitação é destinada a profissionais da área de vigilância epidemiológica das diretorias regionais de Saúde (Dires), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e secretarias municipais de Saúde de Salvador e Região Metropolitana e Central Médica Penitenciária, além de representantes do Grupo Vontade de Viver, ONG que atua na assistência a portadores de hepatite C.

O treinamento começa às 8h, com uma apresentação dos programas nacional e estadual de hepatites virais, pela coordenadora do programa estadual, Maria Helena Macedo. Logo em seguida, o coordenador do Cevesp (Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública), Juarez Dias, fala sobre o tema Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais. Imunização, prevenção e tratamento das hepatites virais são outros temas da capacitação.

Na Bahia, no ano passado, o Programa Estadual de Hepatites Virais registrou a notificação de 3,2 mil casos da doença, sendo 367 do tipo C. O programa tem como metas reduzir o surgimento de novos casos, através da prevenção; ampliar a resolutividade quanto ao atendimento diagnóstico e terapêutico para as hepatites B e C; implementar a investigação e encerramento de casos da doença e implantar/implementar a oferta da vacina em menores de 20 anos e grupos de risco, bem como a vacina e imunoglobulina contra a hepatite B nas maternidades, para os bebês, nas primeiras 12 horas de vida.