A importância da resposta ágil e com qualidade ao cidadão. Esta foi a temática do encontro realizado nesta terça-feira (26), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia em Salvador. O evento reuniu servidores da ouvidoria da instituição que debateram estratégias para potencializar a atuação da Ouvidoria da Especializada da PM (BA).

Para o diretor do Departamento de Comunicação Social e Ouvidor Adjunto da PM, Tenente Coronel André, a ouvidoria é o melhor canal de interlocução entre a PM e a sociedade. "Quando alguém nos procura é sinal da nossa credibilidade, o cidadão deposita sua confiança na ouvidoria para dar respostas aos seus anseios, portanto devemos ser cordiais e prestativos para com o manifestante", argumenta.

O Ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho,destacou a importância da ouvidoria para a gestão pública. "Através das manifestações dos cidadãos é possível identificar os erros e ajustá-los com mais rapidez. Na área de segurança, as denúncias dos manifestantes podem orientar a atuação policial" explica.

Ampliação da ouvidoria

A Ouvidoria Especializada da PM, em parceria com a Ouvidoria Geral, tem ampliado a ouvidoria para os Batalhões, as Companhias Independentes de Polícia Militar e demais órgãos da instituição. A iniciativa tem como objetivo melhorar o trâmite interno e fornecer resposta com agilidade e eficiência.

O Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), responsável pelo funcionamento da ouvidoria em rede, tem sido instalado nas unidades da PM e os servidores capacitados para operarem o software.