O posto especial de atendimento para o registro de qualquer tipo de ocorrência policial voltou a funcionar nesta quarta-feira 20), no andar térreo do prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade. O posto vai atender o cidadão que tenha dificuldade de acesso a alguma delegacia circunscricional ou especializada por causa da nova paralisação de agentes e escrivães, iniciada nesta quarta-feira.

A Delegacia Digital também pode ser acessada através do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br para o registro de ocorrências, a exemplo de furto ou roubo de veículos, arrombamentos de casas comerciais e residenciais, dentre outras.

O posto especial de atendimento, que na paralisação anterior dos policiais (11, 12 e 13) registrou 152 ocorrências, foi instalado por determinação do delegado geral, Joselito Bispo da Silva, para garantir a prestação de serviços ao cidadão. O posto dispõe de delegados e uma equipe de digitadores trabalhando diuturnamente. Nesta quarta-feira (20), foram registrados 21 atendimentos, até as 14 horas. “Qualquer pessoa que se dirigir ao posto terá acesso imediato à sua certidão de ocorrência”, salienta o delegado geral.

Delegacia Digital

Joselito Bispo recomenda ao cidadão que quiser agilizar ainda mais o registro de queixas, bem como o recebimento da certidão da ocorrência, a acessar a Delegacia Digital. “As delegacias circunscricionais e especializadas estão funcionando com o efetivo reduzido devido à paralisação, mas o atendimento ao cidadão é mais rápido pela Delegacia Digital”, orienta, salientando que essa ferramenta tecnológica pode ser facilmente acessada de qualquer lugar.

Durante a última paralisação dos escrivães e agentes de polícia, os registros de ocorrências por meio eletrônico tiveram um aumento de 400% em relação aos dias de funcionamento normal das unidades policiais. Lançada em setembro do ano passado, a Delegacia Digital é dirigida por um delegado de polícia para o recebimento, verificação e encaminhamento de comunicações de ocorrências por meio da Internet.