O Projeto Núcleo de Direitos Humanos foi aprovado para participar no próximo sábado (30), das 9 às 17h, da 16ª edição da Ação Global, um mutirão de serviços gratuitos para a população, em 32 localidades do Brasil. Em Salvador, a atividade acontece no Parque de Exposições Agropecuárias.

No dia da Ação Global, a equipe de atendimento do NUDH, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), formada por advogado, psicólogo, assistente social e profissional de comunicação, estará realizando atendimento itinerante para que os serviços oferecidos sejam conhecidos, reconhecidos e apropriados pela população.

Serão distribuídos informativos e cartilhas de cidadania da SJCDH. Como brinde, as pessoas terão direito a um calendário com o contato de todos os núcleos.

Já foram implantados dez núcleos na Bahia, sendo cinco em Salvador – Estação de Transbordo-Iguatemi, Pelourinho, no prédio da SJCDH, em Cajazeiras e no Lobato –, em parceira com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e outros cinco no interior, situados em Ipirá, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus e Valença, em conjunto com o Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas e parceria com as prefeituras.

Desde a inauguração do primeiro NUDH, em setembro de 2007, até abril deste ano, os núcleos já atenderam a 7.496 pessoas, ajudando a reduzir as desigualdades sociais através de orientação e acesso gratuito aos serviços públicos. Os núcleos, além de sua função principal, funcionam também como ouvidoria, importante instrumento de controle social dos atos administrativos do Estado.