Um total de 34 mil documentos foi abandonado nas 24 unidades da rede SAC espalhadas pela capital e interior, entre 2003 e 2008. Foram solicitadas e não retiradas aproximadamente 28 mil carteiras de trabalho, 4,8 mil carteiras de habilitação e outras 1,2 mil carteiras de identidade. Para sanar o problema, a Secretaria da Administração (Saeb) por meio da campanha Recupere seu Documento e Resgate sua Cidadania, montou um esquema especial de atendimento durante todo o mês de maio e está incentivando os cidadãos a irem buscar o documento.

O posto SAC do Shopping Iguatemi é o que possui o maior número de documentos esquecidos na capital, 3.496; seguido do SAC Barra, com 3.112 documentos abandonados. No interior, o SAC de Barreiras detém o recorde de documentos represados, totalizando 3.706 documentos que não foram resgatados por seus donos.

O mutirão de atendimento envolve a mobilização de funcionários vinculados às secretarias de Administração (Saeb), Trabalho Emprego e Renda e Esportes (Setre), Segurança Pública (SSP/Instituto Pedro Mello) e Detran, além dos postos SAC na capital e interior. A campanha orienta para que o cidadão procure seu documento no próprio posto e órgão onde foi feita a solicitação.

De acordo com o secretário da Administração, Manoel Vitório, o número expressivo de documentos abandonados nos postos SAC motivou a implementação de medidas exclusivas para dar vazão a essa demanda represada. Ele argumenta sobre a necessidade de evitar o desperdício de recursos públicos com a emissão de documentos que acabam não cumprindo seu papel social. Na conta final, computa-se custos com impressão dos documentos, infraestrutura de postos e com pessoal.

O prejuízo para o bolso do cidadão também é considerável, uma vez que para retirar um documento, além das taxas pagas (exceto para a primeira via da identidade, que é gratuita), há os gastos com deslocamentos. “Cada documento esquecido num posto representa um recurso público jogado fora. Nesta equação perdem todos, o Estado e o cidadão” comenta Vitório.

O secretário destaca também a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da documentação para o exercício da cidadania. “A obtenção de documentação civil básica, como o CPF, RG e Carteira de Trabalho, por exemplo, dá visibilidade social aos indivíduos, configurando-se em instrumentos de exercício efetivo da cidadania. O acesso a esses documentos possibilita o ingresso em programas de governo, assim como auxilia na busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda”, exemplifica Vitório.

Mais informações sobre a campanha Recupere seu Documento e Resgate sua Cidadania e sobre o funcionamento da rede SAC podem ser encontradas no site www.sac.ba.gov.br ou pelo call center 0800- 071 5353.

A campanha enquadra-se na filosofia de qualificação do atendimento ao público disseminada pelo Você Cidadão, programa de Governo desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb). Desde sua implementação, em 2007, o programa vem ampliando e aprimorando o atendimento nos postos SAC e nos órgãos estaduais, reforçando o conceito de atendimento igualitário, de qualidade e inclusivo.