O fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia, com a adoção de projetos inovadores, é o melhor caminho para se combater a crise econômica mundial, que atinge também a Bahia. A medida foi defendida durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec), ocorrida nesta terça-feira (19) em Salvador. Um dos entusiastas dessa receita para reaquecer a economia baiana foi o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que tomou posse no Concitec.

Na reunião, Pinheiro falou sobre o papel de C&T para o desenvolvimento do Estado da Bahia, quando destacou as ações da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“A Ciência e Tecnologia representam um setor estratégico na estrutura de qualquer Estado e de qualquer instituição”, observou Walter Pinheiro. “Na hora da crise, é preciso consolidar as ações de C&T e investir em novas matrizes tecnológicas, Hoje, o conteúdo é a grande ferramenta proporcionada pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia e isso a secretaria da Bahia tem procurado fazer”, acrescentou.

Na reunião, Pinheiro falou sobre o a relevância do papel da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do Estado. “Este é um setor estratégico na estrutura de qualquer Estado e de qualquer instituição. Em época de crise, é preciso consolidar as ações de C&T e investir em novas matrizes tecnológicas”, observou Walter Pinheiro.

Ao defender o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico “como catalisador do processo de enfrentamento da crise”, ele citou a importância da implantação do Parque TecnoBahia, em construção na Avenida Paralela, da instalação dos Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTTs) e de medidas simples como a instalação de um Ponto de Cultura em escolas públicas, além do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para solucionar gargalos produtivos.

Na ocasião, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Concitec, Ildes Ferreira, destacou diversas ações que vem sendo empreendidas pela Secti, dentre elas a implantação do Parque Tecnológico de Salvador, dos CVTTs, da Escola de Ciências na região do semiárido, da estrutura de cidades digitais em municípios baianos, do programa estadual de inclusão sociodigital, considerado o maior do Brasil, e do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), que apoia a consolidação de Arranjos Produtivos Locais.

Já o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos, apresentou o programa Empreende Bahia que, oferece linhas de apoio a diversas iniciativas ligadas ao empreendedorismo, focando o fortalecimento das incubadoras baianas, o surgimento de empreendimentos inovadores e criando as bases para a consolidação do TecnoBahia.

Por sugestão do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, o Concitec aprovou, por unanimidade, Moção de Reconhecimento pelo trabalho que Ildes Ferreira vem desenvolvendo, há quase dois anos e meio, frente à Secti. Além de Walter Pinheiro, também foram empossados os novos conselheiros Edson Valadares (Seplan) e Osvaldo Barreto Filho (Ufba).