As propostas de melhorias de três comunidades do entorno do TecnoBahia – Bairro da Paz, Mussurunga e Vila Verde – foram apresentadas nesta terça-feira (12), na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os líderes dos bairros se reuniram com o secretário Ildes Ferreira, que ouviu as principais necessidades da população.

Transporte público, educação básica, regularização fundiária, segurança pública e saúde estão entre as principais carências. Como estas não são áreas de atuação da Secti, o compromisso firmado foi o de intermediar o contato com as demais pastas do Governo do Estado e também da administração municipal. A comunidade pediu ainda vagas de qualificação profissional, reivindicação prontamente encaminhada. Serão disponibilizadas 20 vagas preferenciais para cada bairro no Programa Aprendizado Jovem (Proaj), voltado à capacitação em tecnologia da informação, assim que houver abertura de turmas.

“Este é um momento positivo, de avanços, um espaço para encaminhamentos e esclarecimentos. Nós ficamos muito satisfeitos com toda esta receptividade”, avalia a representante de Vila Verde, professora Vera Leal. As impressões da comunidade de Mussurunga também são positivas. “Este tem sido um diálogo positivo e o secretário tem sido muito solícito às nossas necessidades”, conta o motorista Reinaldo dos Santos.

O Bairro da Paz também considera que há preocupação em atender às demandas. “Sabemos que boa parte das nossas constantes e antigas solicitações estão fora da esfera de ação da Secti, mas estamos esperançosos de que a ajuda na intermediação vai trazer bons resultados”, diz o aposentado Rafael Lima.

Atualmente, a Secti tem reuniões quinzenais com as três comunidades em sistema de rodízio, para aproximar o parque tecnológico de quem mora na região. O representante do Governo junto às comunidades, João Rocha, vê grandes avanços desde que os contatos começaram. “A reunião de hoje foi excelente e é um reflexo do diálogo franco que temos com a comissão dos bairros que acompanha a implantação do TecnoBahia. A participação da população do entorno é prioritária no projeto”, conta.

Uma nova reunião entre líderes comunitários e representantes da Secti acontece no sábado (16), para formalizar as reivindicações.