Os interessados em conhecer os obstáculos e as diversas estratégias no desenvolvimento de softwares livres não devem perder a palestra que diretor-executivo da Linux Foundation, Jon “Maddog” Hall fará nesta sexta-feira (29), às 18 horas, no encerramento do Congresso Internacional de Software Livre, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador.

“Madddog” Hall é considerada o maior guru mundial em software livre. Desde 1994, ele dirige a Linux Internacional, uma associação sem fins lucrativos patrocinada por grandes empresas internacionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com sede nos Estados Unidos.

Notável orador e esbanjando um carisma invejável, Jon Hall foi apelidado de “Maddog” (cachorro louco) pelos estudantes da Faculdade de Informática do Hartford State Technical College, da qual foi reitor. E é justamente de “Maddog” que ele prefere ser chamado. Foi “Maddog” quem forneceu a Linus Torvalds o suporte para o desenvolvimento da versão do Linux para harware baseado na arquitetura Alpha, de 64 bits.

A Linux sempre travou uma queda de braço com a Microsoft em defesa dos software livre, mas as duas empresas acabam de se unir em uma parceria que parecia improvável. Recentemente, Microsoft e Linux Foundation assinaram, conjuntamente, uma carta aberta que expressa desacordo com um guia elaborado pela American Law Institute (ALI) que dará embasamento jurídico para decisões em casos que envolvam softwares.

Segundo o site www.softwarelivre.org, os dois grupos pedem uma definição mais clara da seção do documento a respeito de garantias em defeitos de softwares. O documento sugere a absolvição de softwares comerciais de código aberto de garantias aplicadas a programas proprietários. Mas como muitos dos desenvolvedores de aplicativos livres lucram com publicidade, não é claro se eles seriam responsabilizados por defeitos, segundo o guia.

O Congresso Internacional de Software Livre está sendo realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também está programado para esta sexta-feira (29) uma mesa redonda sobre “Migração para Sofware Livre”, os painéis “Financiamento de projetos de infra-estrutura de TIC para Estados e Municípios” e “Uso de tecnologia livre na educação” e o debate “Marco legal da Internet e Ciberativismo”, dentre outras atividades.