Nestas terça e quarta-feiras (5 e 6) Salvador sedia o seminário “Agendas Locais de Trabalho Decente: uma estratégia de valorização do mundo do trabalho”, reunindo dirigentes de vários estados brasileiros e de países como Argentina e Paraguai.

A realização do encontro é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e em parceria com a Secretaria Nacional de Relações Institucionais, a Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República e com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Também estão confirmadas as presenças do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Argentina, Javier Gonzáles Olaechea; da subsecretária de Coordenação para o Trabalho Decente da Província de Santa Fé, na Argentina, Maria Teresa Safa; da diretora nacional do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo; e do assessor internacional do Ministério do Trabalho e Emprego, Mário Barbosa, dentre outros convidados.

Esse encontro na capital baiana é um desdobramento do que ocorreu em dezembro do ano passado, quando foi realizado o Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), em Sauípe. Na oportunidade, 27 governantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Termo de Compromisso para Promoção do Trabalho Decente em seus estados, províncias e municípios.

O seminário visa desenvolver uma rede para o intercâmbio de experiências e aprendizagem, a fim de colocar em prática o termo assinado e implementar ações de trabalho decente, seguindo o exemplo já adotado pelo Governo da Bahia a partir de 2008, quando implementou a Agenda Bahia do Trabalho Decente. A assinatura do documento foi uma ação inédita que veio somar aos esforços dos governantes contra todo tipo de trabalho degradante, como o trabalho forçado e o trabalho infantil.