Estudos apontam a terceirização como a melhor forma de gestão para os centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. O relatório da empresa Indústrias Criativas foi apresentado, nesta quarta-feira (27), pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, durante a 4ª Audiência Pública sobre a Terceirização dos Centros de Convenções da Bahia, em Ilhéus. Esta é a quarta rodada de discussões, após três audiências públicas realizadas em Salvador.

Segundo o documento, grupos privados poderão executar modelos mais rentáveis e sustentáveis de administração dos centros, tornando-os espaços superavitários e lucrativos, além de fazer os investimentos necessários.

A contraproposta feita pelo governo é que o vencedor da concessão se responsabilize pelos três centros de convenções do estado. “A idéia é que a empresa pense na Bahia como um todo, como um grande mercado de eventos, assim fica mais fácil administrar”, ressaltou a presidente.

Um dos participantes da mesa, Marco Lessa, presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, destacou a importância de mudanças na gestão dos centros de convenções. “A terceirização é importante para que atenda o objetivo principal que é gerar fluxo para a cidade e incrementar a economia local e regional. A iniciativa vai manter a qualidade do equipamento e promover novos investimentos na estrutura”, acredita.

A mudança da gestão dos centros para a iniciativa privada também é vista como prioridade para Luigi Massa, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e da Câmara de turismo da Costa do Cacau. “A terceirização deve trazer melhores resultados e uma maior eficiência no trato da administração e liberdade de ação”, disse.

Nesta quinta-feira (28), será a vez da comunidade e do trade turístico de Porto Seguro conhecer os modelos de terceirização para os três centros de convenções. A quinta audiência pública vai acontecer no Centro Cultural da cidade, às 14h.