Os 22 empresários e presidentes das principais empresas de turismo da França que estão em Salvador foram nesta quarta-feira (13) ao projeto Pracatum, no Candeal. Lá eles conheceram a escola profissionalizante de música, fundada por Carlinhos Brown e seguiram para o Gueto Square, onde foram recepcionados pelo compositor ao som dos timbaus.

“Todos estão encantados pela Bahia. Eu me surpreendi com o Centro Histórico e vi coisas que os franceses não estão acostumados a ver”, disse Adriana Minchela, presidente do Grupo de Agências de Viagens Independentes, que possui 200 entidades cadastradas. “Agora vou começar a vender a Bahia aos meus clientes que possuem alto poder aquisitivo. No geral, os franceses se sentem motivados a viajar pela cultura e natureza do lugar, então a Bahia casa-se perfeitamente com isso”, completou a empresária.

O diretor-geral da operadora francesa Marsans, Bruno Gallois, explicou que a Bahia precisa aparecer ainda mais e que por este motivo organizaram esta viagem com os principais empresários do turismo para divulgar o estado na França. “Pretendemos incentivar o fluxo de franceses para cá, através de pacotes que serão oferecidos a um público altamente qualificado”, disse.

O músico Carlinhos Brown aprovou a iniciativa que ajuda aos agentes de viagem a conhecer a fundo o que a Bahia tem a oferecer. “Adorar a Bahia é inevitável”, falou Brown. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, disse que a ideia é transformar a visita em negócios, com a ampliação da oferta de pacotes turísticos, já que os 22 empresários respondem por 90% do mercado francês e movimentam 12 milhões de euros por ano. "Estes agentes são multiplicadores de opinião se gostam do que veem; essa visita poderá ser traduzida em centenas de turistas", explica.

O representante do Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur na França, Brice Massimo, disse que 93% dos turistas que vem ao Brasil saem daqui com uma boa imagem da gastronomia brasileira e que boa parte deste encanto deve-se à Bahia. Segundo Brice, dos 254 mil turistas franceses que visitam o Brasil, 30% passa por Salvador, que é o segundo destino preferido, depois do Rio de Janeiro.

O evento é promovido pela revista francesa Univers des Voyages e apoiado pela Bahiatursa, Secretaria de Turismo da Bahia e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O grupo permanece no Brasil até sexta-feira (15) e visitará ainda a Praia do Forte.