Nesta segunda-feira (1º), às 9 horas, no Centro de Convenções da Bahia, a Secretaria de Turismo e Bahiatursa entregam os certificados à primeira turma que participou da capacitação para atender ao mercado GLS. Foram treinados 29 trabalhadores envolvidos na atividade turística, para melhorar o atendimento ao segmento. A turma participou de cursos com 40 horas de duração, com módulos sobre qualidade no atendimento ao público, conscientização turística, segurança alimentar, identidade e orientação sexual, origem, preconceito e poder econômico do público GLS.

A capacitação é uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para profissionais como recepcionistas, camareiras, porteiros, manobristas, mensageiros, seguranças e proprietários de estabelecimentos. Os cursos fazem parte do programa A Bahia é Muito Mais Qualificação, que prevê, para este ano, investimentos de R$ 1,1 milhão em ações de qualificação profissional.

O maitre Edson Fábio dos Santos (41), há mais de 15 anos no mercado, disse que foi a partir do treinamento que ele se deu conta da importância do autoconhecimento para a qualidade no atendimento. Também foram mostradas novas técnicas que facilitam o dia-a-dia. “No hotel que trabalho, procuro repassar essas informações para os garçons”, afirmou. A proprietária de uma pousada em Morro de São Paulo, Josete Barreto de Souza, ressaltou que a capacitação é uma forma dela se atualizar, porque recebe gente do mundo inteiro. “Gostei tanto que vou pleitear fazer um desses treinamentos em Morro de São Paulo”, acrescentou.