Cerca de 250 pessoas, entre autoridades e fiéis, lotam a Igreja Matriz de Cachoeira, Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Todos participam do Te Deum, missa em homenagem aos heróis mortos na luta pela Independência. A missa é presidida pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, D. Geraldo Majella.

A Igreja está inclusa no programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (Iphan), sob supervisão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

A Igreja Matriz é um monumento da primeira metade do Século 18 e foi tombado pelo Iphan em 1939. Os painéis de azulejos que recobrem as paredes laterais da nave principal alcançam altura de quatro metros e estão entre os de maior área do país.

O Monumenta restaurou os bens artísticos, como forro da nave, forro sob o coro, painéis de azulejo das torres, relógio da torre, incluindo os azulejos, cercaduras da sacristia, sanefas da nave e capela mor, sinos das torres, portada em mármore lioz e ossuário. O valor total investido na Igreja, nas duas etapas do processo de restauração, foi de R$ 1.553.745,40.