Para garantir a segurança dos cidadãos durante as comemorações pela Independência da Bahia, a Polícia Militar participará dos festejos com o emprego de 958 policiais militares na Operação 2 de Julho.

A atuação do policiamento terá início no dia 1º, no Panteão Labatut, em Pirajá, com a chegada do tradicional fogo simbólico, que ficará no local até o dia 12, último dia oficial da comemoração. Ainda na noite no dia 1º, o Esquadrão de Motociclistas Águia, com o apoio de outras unidades, fará uma varredura para desobstruir as vias por onde passará o cortejo.

Nos turnos da manhã e da tarde, o efetivo será distribuído por todo o trajeto e adjacências, inclusive em pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, patrulhas e duplas, além do policiamento motorizado.

Já no dia 5, o Esquadrão Águia, com o apoio da TransSalvador, realizará o policiamento de trânsito, com interditição progressiva do tráfego, durante o retorno das Imagens do Caboclo e da Cabocla, do Campo Grande ao Largo da Lapinha.

A PM também participa do cortejo com a Banda de Música Mestro Wanderley, formada por alunos oficiais da Academia de Polícia Militar, do Esquadrão de Polícia Montada e de uma comissão integrada por oficiais e praças.