A população de Cachoeira já começa a se concentrar em frente à Câmara Municipal, onde, dentro de instantes, o governador Jaques Wagner abre a cerimônia de transferência da sede do Governo do Estado para a cidade, cumprindo o que determina lei aprovada pela Assembléia Legislativa da Bahia. Anualmente, no dia 25 de junho (data na qual, em 1823, as tropas portuguesas foram expulsas do Recôncavo, dando início à guerra pela Independência da Bahia, concretizada no 2 de Julho do mesmo ano), Cachoeira é tornada sede do Poder Executivo.

Por volta das 6h houve salva de tiros, em homenagem aos heróis das batalhas pela Independência da Bahia. O governador vai passar a tropa em revista, depois segue para a igreja matriz, onde haverá o "Te Deum", entrega a BR 420 (São Félix-Maragogipe) restaurada e assina uma série de atos no Centro de Convenções do Convento do Carmo.