A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prepara o processo de contratação de empresa especializada para restauração do Solar do Biju, prédio localizado em Santo Amaro da Purificação e que serve como campus avançado para atividades acadêmicas e culturais.

Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) já visitaram o casarão, juntamente com representantes da Gerência de Projetos e Obras da Uefs e da Assessoria Especial de Relações Institucionais. Foram constatadas precariedades no telhado e rachaduras nas paredes, o que será priorizado na restauração. Havendo recursos suficientes, as obras serão estendidas para as esquadrias, janelas e portas, sistemas elétrico e hidráulico, piso e muro lateral.

O Solar do Biju é um casarão do século 19, construído em 1804 e situado na Praça da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy. O prédio foi doado à Uefs pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro em 1997 e, posteriormente, tombado como patrimônio histórico e cultural.

No campus avançado de Santo Amaro, a Uefs já formou duas turmas em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas. Ainda em 2009, serão implantadas as graduações em Licenciatura em História e Ensino Fundamental. Hoje, funcionam no local três núcleos temáticos (Estudos do Mar, Pró-Memória do Município de Santo Amaro e do Recôncavo Baiano e Escola Básica), além da Biblioteca Setorial Solar do Biju e do Museu Galeria de Arte Caetano Veloso que dão suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão.