Aumentar a renda do agricultor familiar e promover uma melhor qualidade de vida com técnicas para fabricação de iogurtes e queijos. O “Curso de lacticínios e derivados do leite”, a ser realizado no Centro de Formação de Agricultores Familiares do Sudoeste da Bahia (Centrecorte), em Itambé, de terça (16) a sexta-feira (19), tem esse desafio. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Vinte agricultores familiares e moradores da região serão capacitados com as orientações do médico veterinário da empresa, Marçal Gondra, que ressalta a importância de os agricultores familiares terem uma visão mais produtiva do leite. “É necessário ensinar a fabricar e a valorizar o produto para não depender de atravessadores”, afirmou Gondra.

Durante o curso, os participantes aprendem a fazer iogurte, com diversos sabores, queijo de coalho e minas frescal. Os procedimentos como o aquecimento a ser utilizado, fermentação, resfriamento, embalagem e armazenamento são explicados detalhadamente.