Os agricultores familiares de Uruçuca receberam, neste sábado (6), centenas de mudas de seringueira. A entrega, feita pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, faz parte do programa que prevê a distribuição de 1 milhão de mudas de seringueira, dentro do processo de diversificação de culturas na região.

Muniz também participou da celebração do Dia Internacional do Cacau, na sede regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus/Itabuna. “Temos a comemorar o FNE Verde, que vai dar sustentabilidade ao projeto agroflorestal de desenvolvimento da região do cacau, onde o próprio sistema cabruca possibilita o crescimento acoplado com a preservação do meio ambiente. Esta característica foi importante fator para o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste reconhecerem o cacau como cultura agroecológica, permitindo sua inclusão no FNE Verde”, disse.

Para o secretário da Agricultura, o FNE Verde é um grande avanço, porque permite aos produtores quitarem as dívidas num prazo maior, com oito anos de carência e 12 para pagamento. “Temos que abranger um número maior de produtores e não limitar o Sul da Bahia apenas à produção de cacau, mas partir para projetos de diversificação, como dendê, seringueira, flores, frutas e a agroindústria", afirmou.

Mudanças

Muniz entende que o PAC do Cacau deve ser aprimorado, no sentido de definir novos parâmetros sobre os descontos no total dos débitos e a situação dos produtores que tem dívidas no PESA. "Isso está sendo feito pelo governo da Bahia, através da Seagri, numa articulação com o governo federal".

Roberto Muniz destacou também a distribuição de um milhão de mudas de seringas em três territórios e 44 municípios. O secretário lembrou que dentro do processo de diversificação das culturas, o Governo do Estado, por meio da Seagri, já entregou 70 mil mudas de dendê, um milhão de mudas de cacau, 250 mil mudas de árvores frutíferas e agora inicia a distribuição de um milhão de mudas de seringueiras.

Projeto Campo Limpo

Durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional do Cacau foram assinados convênios entre a Secretaria da Agricultura e a Ceplac.

Entre eles destaca-se a Parceria Técnica entre Ceplac/Seagri/Adab e Instituto Nacional de Pesquisas de Embalagens Vazias, permitindo o relançamento do projeto Campo Limpo, que tem o objetivo de apoiar a preservação ambiental, orientando o recolhimento de embalagens vazias de produtos agrotóxicos.

Outro convênio permite o lançamento do Projeto de Educação Ambiental, numa parceria entre a Ceplac, Seagri e Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia.