Três agricultores familiares, beneficiados com a entrega de caprinos no município de Cansanção e que venderam os animais recebidos, foram detidos pela Polícia Civil, liberados depois de interrogados e vão responder a processo. A informação foi prestada pela Superintendência da Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura (Seagri/Suaf) que, em ação conjunta com a comissão municipal, prestou a queixa. Os infratores ainda ressarcirão o Estado com novos animais para serem distribuídos a três novos beneficiários.

A entrega dos animais é uma ação do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos (Sertão Produtivo), que já atendeu a 40% dos municípios (50), com a distribuição dos 15,5 mil animais entre caprinos e ovinos – fêmeas mestiças e machos PO das raças Anglo Nubiano, Boer, Dorper, Santa Inês.

O superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, explica que o fato foi isolado e que as entregas dos animais têm sido um grande sucesso. “A distribuição na região foi muito bem recebida. Avalio que o programa vem contribuindo para o aumento e melhoramento do rebanho caprino e ovino dos agricultores familiares, além de garantir a segurança alimentar dessa população, contribuindo para a fixação do homem no campo”, garantiu.

Florêncio denuncia que alguns grupos vêm tentando dificultar o andamento do programa, fazendo ligações para dar informações falsas, inclusive informando a suspensão de entregas. “Em caso de dúvidas, o agricultor deve ligar diretamente para a Suaf pelo número 3115-2869. A Agricultura Familiar é prioridade para este governo e nada vai impedir os investimentos nesta área”, explica o superintendente.