A oferta de água em Jacobina, município do Piemonte da Chapada Diamantina, a 336 quilômetros de Salvador, vai aumentar em 40% com a inauguração, nesta quinta-feira (18), de uma obra emergencial pelo governador Jaques Wagner e o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.

O governador também assina ordem de serviço para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Jacobina, Saúde e Caém, um investimento da ordem de R$ 30 milhões.

Emergencialmente, o Governo do Estado, por meio da Embasa, investiu R$ 9 milhões em 23 km de adutoras ligando a Barragem de Cachoeira Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacobina. Após identificar os problemas de abastecimento enfrentados pelo município durante o período mais crítico de estiagem, a Embasa decidiu fazer a obra para reduzir a escassez de água do município.

A obra emergencial, executada pela Embasa e Cerb (Companhia de Engenharia Rural da Bahia), compreende a instalação de um sistema de captação e tratamento de água, tendo a Barragem de Cachoeira Grande como fonte alternativa para o período crítico de estiagem nos mananciais de Jacobina.

Fornecendo água com uma vazão de 50 litros por segundo, o sistema projetado está dimensionado para situações emergenciais, sendo que parte da demanda prevista para atendimento ao município continuará a ser fornecida pela Barragem de Itapicuruzinho, cuja vazão de água bruta (69 l/s) será integralmente tratada pela Estação de Tratamento de Canavieira, já existente.

Sistema Integrado vai beneficiar 118 mil habitantes

A Embasa também está trabalhando para solucionar o problema de abastecimento de água na região, que viveu no último verão uma situação difícil, quando a Barragem de Itapicuruzinho, seu principal manancial, atingiu um volume inferior a 30% da capacidade. A empresa vai construir o SIAA, uma parceria do governos Estadual e Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Programa ProÁgua Nacional.

Com a implantação do SIAA a Barragem de Pindobaçu será integrada ao sistema de abastecimento de Jacobina, atendendo também aos municípios de Saúde e Caém, bem como a 11 povoados situados ao longo da adutora, beneficiando em torno de 118 mil habitantes. As obras estão previstas para iniciar em agosto próximo e concluir em julho de 2010.

As obras do SIAA compreendem a construção de barragens no Rio Itapicuru Açu (Barragem de Pindobaço) e Rio Itapicuruzinho (Barragem de Itapicuruzinho); captação do tipo direta na Barragem de Pindobaçu; 74.934 metros de adutora; cinco estações elevatórias; uma estação de tratamento; uma estação de tratamento de lodo; três reservatórios; rede de distribuição com 49.985 metros; e 2.120 ligações domiciliares com hidrômetro.

O SIAA reforçará o abastecimento de água das cidades de Jacobina e Saúde e, no município de Caém, cobrirá a demanda da localidade de Gonçalo. Também serão atendidos os povoados de Itacurubi, Jenipapo, Itapicuru, Canabrava, Pilões, Amorosa, Paiaiá, Rio das Pedras, Paulista, Serra Branca e Quebra-Côco (município de Saúde).