Mais de 4 mil pessoas das comunidades rurais de Várzea Dantas, Ramal, Baixa Grande e Mandacaru na cidade de Quixabeira, foram beneficiadas com ligações domiciliares e uma rede de distribuição de água construída pelo Governo do Estado. As ações fazem parte do programa Água Para Todos e foram entregues pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (10), dia em que o município comemorou 20 anos de emancipação política.

O Água Para Todos é o maior programa de saneamento básico do Brasil. Responsável por um terço de todas as ligações de água implantadas no país nos últimos dois anos. Mais de 1,3 milhão de baianos foram atendidos e até 2010 o número chegará a 2 milhões. “Quando entrei no governo pedi um estudo e descobrimos que 70% da população do interior não tinha água encanada. Sem água as pessoas não tem saúde e não podem produzir. Essa realidade está mudando”, disse o governador.

Moradora da comunidade de Várzea Dantas, a dona de casa Cirlene Andrade já viu a mudança. “Antes agente mal conseguia água para beber. Às vezes ficava sem lavar roupa e até sem tomar banho pra poder cozinhar. Agora é diferente, já estamos construindo um banheiro e minha filha de um ano não fica mais doente”, comemora.

Além do programa “Água Para Todos”, o município de Quixabeira participa do programa Produzir. Na comunidade rural de Ramal, o Governo do Estado está investindo R$ 92,5 mil na mecanização agrícola melhorando a produção das plantações de 150 famílias. Na comunidade de Jaboticaba está em execução uma unidade de beneficiamento de mel que vai gerar renda para 30 famílias. Ao todo estão sendo investidos na região mais de R$ 600 mil.

Emancipação Política

A cidade de Quixabeira começou a se formar em 1943, quando um grupo de moradores da região criou o povoado nas terras da fazenda Lagoa da Quixabeira. O lugar ficava as margens da estrada que ligava São José do Jacuípe a Itapeipú e era rota dos tropeiros que traziam mercadorias do Sul do estado. Com o grande fluxo de pessoas, surgiram pontos de hospedagem e alimentação, o comércio também foi estimulado e logo a vila cresceu.

Com o fim do vai e vem dos tropeiros a cidade passou a se dedicar a agricultura e a pecuária. Em 1978 a comunidade foi elevada a condição de distrito e no dia 13 de junho de 1989 vira município. O nome Quixabeira vem de uma árvore comum na região, atualmente 9 mil e 300 habitantes moram na cidade.

Para comemorar os 20 anos de emancipação a prefeitura local preparou o Arraiá de Santo Antônio, com uma programação cultural e shows de música. Os festejos foram abertos pelo governador Jaques Wagner, que parabenizou a população da cidade. “Quero dar os parabéns a Quixabeira que completa duas décadas de emancipação e a seu povo formado por trabalhadores e agricultores que não se cansam em busca da melhoria da qualidade de vida”.