O adolescente Fagner Moreira Lima, de 13 anos, do município de Nova Fátima, que vai representar a Bahia na reunião do Juventude do G8 em Roma, na Itália, de 3 a 13 de julho, foi apresentado, nesta quinta-feira (18), aos integrantes do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional para Crianças e Adolescentes do Semiárido.

Presidido pela primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, o Comitê discutiu na reunião a situação da infância e adolescência brasileira; as ações da Setre no semiárido baiano; e o planejamento estratégico do Comitê Gestor Estadual para o biênio 2009/2011.

Entre as ações da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) na região foram destacadas a qualificação profissional de trabalhadores, o programa Juventude Cidadã, as unidades do CrediBahia, a capacitação e qualificação realizada pelo Instituto Mauá e as reformas e construções de quadras esportivas pela Sudesb.

Até os 10 anos de idade, Fagner Moreira Lima ajudava o pai, o agricultor Luciano Agostinho de Lima Filho, estendendo fibras de sisal para secar. A vida dele começou a mudar graças ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Hoje, ele é um dos quatro jovens brasileiros que vão participar do encontro do Unicef, em Roma, para discutir com 56 jovens de 13 países temas próximos ao da pauta dos líderes mundiais.

O G-8 reúne França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Canadá, EUA, Japão e Rússia. Das mãos da primeira-dama, o jovem estudante recebeu um terno completo de presente para a sua viagem.

Na oportunidade a primeira dama Fátima Mendonça, orientou, Fagner, “que representasse com muita dedicação e contasse a sua história de vida no semiárido para todos que tomassem conhecimento no caminho trilhado por ele.”

O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido tem como missão diminuir as desigualdades e as disparidades regionais para assegurar a cada criança e adolescente os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e sete dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.