Nesta quinta-feira (25), o governador Jaques Wagner inaugurou em Cachoeira dois centros digitais de cidadania (CDCs). Cada centro é composto por dez computadores equipados com softwares livres e conectados à internet banda larga, um servidor, uma impressora e material de consumo.

Um dos CDCs fica na Escola Aurelino Mário de Assis Ribeira e o outro na Praça Tororó. Eles fazem parte do programa Cidadania Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O Cidadania Digital é estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

Atualmente são cerca de 700 CDCs em funcionamento e até o final do ano esse número vai chegar a mil unidades.

A rede de centros digitais de cidadania tem mais de 110 mil acessos diários. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários.

Qualquer cidadão pode utilizar os centros, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada. No Território de Identidade do Recôncavo, 27 CDCs estão em funcionamento. Novos 18 centros estão sendo implantados e serão entregues até o final do ano.