LOCAL: Bairros de Periperi (Rua Manoel Lino, s/nº) e Águas Claras (Rua Doutor Jorge Costa Andrade, s/nº).
DATA: 01.07.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: A partir das 8h

O QUE É: Visita às obras de construção do Hospital Subúrbio (HS) e de 270 habitações em Águas Claras.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

HS: Sua construção está orçada em R$ 42,1 milhões e a obra se encontra com aproximadamente 15% do projeto concluído. Com uma área construída de 19.800 m², atenderá urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, traumato-ortopédicas e de queimados. Os 248 leitos da unidade (adultos e pediátricos) serão distribuídos da seguinte forma:

• UTI adulto – 20
• UTI pediátrica – 10
• Semi-intensiva adulto – 20
• Semi-intensiva pediátrica – 10
• Queimados – 10
• Internação adulto – 114
• Internação pediátrica – 64

ESTRUTURA: Na área de apoio a diagnose e terapia, o hospital contará com raio-X portátil e fixo, tomógrafo computadorizado, ultra-som com tela colorida, agência transfusional, laboratório de patologia clínica, endoscopia digestiva, broncoscopia, dentre outras. Já na área de apoio logístico, terá serviços de nutrição e dietética, farmácia, central de material esterilizado, lavanderia, almoxarifado, engenharia clínica e tratamento de resíduos.

HABITAÇÕES: Construídas num loteamento próximo a Via Regional, serão uma opção àquelas famílias residentes na favela criada no trajeto da via e que serão removidas para que possam ser executadas as obras do projeto de urbanização no bairro de Águas Claras. Atualmente, 100 casas podem ser encontradas em diversos estágios de construção. Do total de unidades, 80 terão dois quartos e o restante um quarto com possibilidade de ampliação para três. Ainda está prevista a construção de duas quadras poliesportivas e a sede da associação de moradores.

URBANIZAÇÃO: O projeto tem como principal intervenção a conclusão da ligação entre a Via Regional e a BR 324 e sua duplicação nesse trecho. A iniciativa vai proporcionar um novo acesso à cidade, ligando, através da Via Regional, a BR 324 à Paralela. Hoje esse percurso é feito pela ladeira de Águas Claras, que é insuficiente para atender à demanda do tráfego, ocasionando grandes engarrafamentos no local todos os dias. O investimento total na obra, inclusa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é de R$ 15 milhões.