A partir desta terça-feira (30) e até o dia 6 de julho, profissionais da área de saúde e assistentes sociais já podem se inscrever para concorrer ao Processo Seletivo Externo Simplificado que oferece 117 vagas para trabalhar no Hospital Regional de Juazeiro, a ser inaugurado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) dia 15 de julho.

O novo hospital representará um grande avanço na assistência em saúde em toda a região do Vale do Médio São Francisco, que compreende uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes em 55 municípios (27 baianos e 28 pernambucanos), e contribuirá para desafogar os hospitais da capital.
O processo seletivo será realizado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), com inscrições exclusivamente pela internet, no endereço www.imip.org.br, onde os interessados poderão acessar o Edital e preencher a ficha de inscrição.

Há vagas para as seguintes especialidades: clínica médica (14 plantonistas, 5 diaristas); clínica cirúrgica (7 plantonistas, 3 diaristas); clínica pediátrica (7 plantonistas, 1 diarista); anestesiologia (7 plantonistas, 1 diarista); cardiologia (2); gastroenterologia (1); infectologia (1); pneumologia (1); medicina intensiva (7 plantonistas, 1 diarista); oncologia clínica (1); oncologia cirúrgica (1).

Também são oferecidas vagas para enfermeiros (50), nutricionistas (3), farmacêuticos (2) e assistentes sociais (2). Ao inscrever-se, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no site www.imip-sistemas.org.br/processo_seletivo_hrj e anexar o currículo simplificado, de acordo com modelo definido no anexo I do edital. Só será considerado inscrito o candidato que apresentar a confirmação de recebimento de sua inscrição, no qual constará o número da inscrição enviado para o e-mail do candidato por meio da conta processo.seletivo@imip.org.br. A apresentação de documentos comprobatórios dos dados curriculares só será exigido no ato da contratação.

Sobre o Hospital

Totalmente reconstruído, o novo Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será um dos hospitais mais modernos da Bahia, de grande porte, com 7,3 mil metros de área construída. O antigo prédio foi mantido, garantindo a preservação da história do município, distante cerca de 500 km de Salvador. A equipe que atuava no antigo hospital foi deslocada, em janeiro do ano passado, para a Santa Casa de Misericórdia daquela cidade.

Com a inauguração do novo hospital, toda a população da microrregião de Juazeiro poderá contar não apenas com uma assistência hospitalar de emergência, mas com outros serviços antes inexistentes na região, como a oncologia. A unidade terá capacidade para 58 leitos de Clinica Médica, 29 de Clínica Cirúrgica, 17 de Pediatria, 10 de UTI Geral, 10 de Unidade de Queimados e 10 de Cuidados Intermediários Adulto (semi-intensiva), totalizando 134 leitos.
Obra das mais importantes realizadas na região, o HRJ terá, inicialmente, atendimento clínico, cirúrgico, pediátrico, atendimento a queimados. Serviços de alta complexidade, como a oncologia, complementam o perfil do hospital, que terá também atendimento ambulatorial, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e várias especialidades médicas.

O Hospital Regional de Juazeiro vai compor, com o município pernambucano de Petrolina, um sistema integrado e complementar de serviços de saúde, em caráter pioneiro: será a primeira Rede Interestadual de Atenção à Saúde do SUS.

Enquanto sede de importante macrorregião baiana, Juazeiro tem recebido toda a atenção por parte do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, desde o início da atual gestão, quando o hospital da Santa Casa de Misericórdia daquela cidade foi encontrado fechado. Foi negociado, pela Sesab, um novo contrato com a Santa Casa, e, por meio de convênio, definido um novo perfil para o hospital daquela instituição, que será destinado a pacientes de longa permanência após a inauguração do Hospital Regional de Juazeiro.