A iniciativa do Projeto Jogos da Cidadania em parceria com o Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG), que vai atender a mais de 2 mil crianças e adolescentes, entre 10 a 17 anos, é um dos temas do Programa Conversa com o Governador desta terça-feira (30). O governador aproveitou para fazer uma avaliação das festas juninas e da importância das comemorações da Independência da Bahia com atividades em Cachoeira e no tradicional desfile cívico do dia 2 de Julho, em Salvador.

Esta semana, o programa conta com a participação especial da cantora Margareth Menezes, que também esteve no dia lançamento do projeto no último sábado (27). Para ela, esta é mais uma oportunidade de oferecer qualidade de vida a todos os jovens baianos. “Eu gosto muito do trabalho que o governo tem feito na Bahia, essa abertura, essa ampliação das oportunidades, principalmente nesta questão do social”, disse Margareth.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a parceria com o Instituto Ronaldinho Gaúcho beneficiará crianças e adolescentes de cinco bairros da periferia de Salvador. “Depois de formada a primeira turma iremos avaliar os resultados e renovar a parceria, levando para a ação para o interior do estado”, declarou Wagner.

Ao fazer referência do apoio que o estado tem reservado para manter a tradição das festas juninas, o governador afirmou que os investimentos este ano foram ampliados, tendo parceria de empresas privadas. Segundo Wagner, todas as festividades geraram um volume de negócios da ordem de R$ 500 milhões. “Estou muito feliz porque o governo pôde ajudar e que foi um belo São João em todo o estado”, avaliou.

Durante as comemorações do 25 de junho em Cachoeira, quando o município foi sede do governo estadual, pelo segundo ano consecutivo, o governador entregou à população a estrada que liga São Félix a Maragojipe, com investimento de mais de R$ 3 milhões, beneficiando uma população de 120 mil pessoas do recôncavo. “Anunciamos também a recuperação da BA-880 entre Opalma até São Francisco do Paraguaçu, também várias obras da implantação do sistema de água dentro do programa Água Para Todos, dois Centros Digitais de Cidadania, a recuperação da Igreja Matriz”, acrescentou.

Wagner explicou que para valorizar os heróis da independência da Bahia foi enviado para Assembleia Legislativa projeto de lei que torna o Hino ao Dois de Julho oficial da Bahia. “E, para mim, o que é mais importante é a valorização da data do 25 de junho de 1822; a valorização dos heróis da independência e, evidentemente, a valorização da data maior da Bahia que é o 2 de julho que, como eu digo sempre, é a verdadeira independência do Brasil”, finalizou.

O Conversa com o Governador é produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 e vários veículos de comunicação da capital e do interior.