O município de Camamu, com população estimada em 40 mil habitantes, vai ganhar neste sábado ( 27), o mais novo posto do CrediBahia, programa de microcrédito do Governo do Estado, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Desenbahia e apoio do Sebrae e das prefeituras municipais.

Camamu, que abriga a terceira maior baía brasileira, está localizado na Costa do Dendê, no litoral sul do estado, à margem da rodovia BA-001. Com essa nova unidade, o CrediBahia passa a contar com 162 postos em 161 municípios e investimentos de mais de R$ 63 milhões de abril de 2002 até hoje, recursos oriundos dos governos federal e estadual. Os principais clientes do programa são os pequenos empreendedores, aqueles que já desenvolvem atividades nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços.

Financiamentos

O CrediBahia financia investimentos fixos para aquisição ou conserto de máquinas ou equipamentos novos ou usados; reforma ou ampliação de instalações físicas; capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas; e investimentos mistos com capital de giro associado.

Os empréstimos podem ser feitos, de forma individualizada ou solidária, e o cliente tem que ser maior de 18 anos. Os valores giram entre R$ 200 reais até R$ 5 mil, com prazos de pagamentos que vão desde 12 meses para investimentos fixo ou misto e até seis meses para capital de giro. Após a quitação do financiamento, o cliente pode pleitear um novo empréstimo, que será imediatamente atendido.

Vantagens

As principais vantagens do CrediBahia são os juros baixos – de 1,8%, podendo chegar 1,5% se o empréstimo for pago sem atraso -, com renovação rápida, possibilidade de aumento de valor, de acordo com as necessidades do cliente e conforme a capacidade de pagamento do empreendimento.
A chegada do CrediBahia em Camamu está sendo vista pelos pequenos empreendedores locais como uma oportunidade de crescimento com mais confiança.