“Processos de Construção Participativa de Políticas Públicas” é o nome da videoconferência transmitida para todo o estado no dia 1º de julho, através da Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira e também pela internet. A videoconferência dá continuidade ao Programa de Formação e Qualificação em Cultura, iniciado em 2008, que tem como objetivo capacitar gestores públicos e agentes culturais para atuarem na elaboração de projetos, captação de recursos e gerenciamento de ações na área cultural.

Participam da videoconferência o cientista político Paulo Fábio, bacharel em Ciências Econômicas (Ufba), mestre em Administração (Ufba) e doutor em Ciências Humanas – Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e atual professor adjunto da Ufba; o poeta, e compositor João Ribeiro, bacharel em direito, membro fundador da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, ex-secretário de cultura do estado do Maranhão e futuro coordenador da 2 Conferência Nacional de Cultura; e Ângela Andrade, bacharel e mestre em Administração (UFBA), doutora em Ciência Política (Universidade de Paris 10) e Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult-BA.

A videoconferência integra um programa de 07 (sete) videoconferências abordando diversos temas vinculados às políticas de cultura do estado. A primeira, dessa série, ocorreu em 27 de abril sobre Economia Solidária e a segunda em 26 de maio sobre o Sistema Estadual de Cultura.

Os participantes que obtiverem neste ano uma freqüência em 70% (05) das videoconferências receberão o Certificado de Participação conferido pela Secretaria de Cultura do Estado.

A transmissão será pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira, nas salas da rede IAT nos municípios e endereços que se encontram em anexo, e através da internet, no site http://ead.sec.ba.gov.br/media .