Nesta segunda-feira (15), às 19h, acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia a abertura da exposição Saccharum BA. A mostra que fica em cartaz até o dia 19 de julho, aborda nas mais diversas linguagens artísticas o tema do açúcar e suas inúmeras facetas, com trabalhos desenvolvidos por artistas brasileiros e estrangeiros.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MAM, o Goethe-Institut (ICBA) e a Escola de Belas Artes da UFBA e resultado do projeto multidisciplinar “A Rapadura e o Fusca: Cana, Cultura, Sociedade”, que vem acontecendo desde fevereiro de 2008 e segue até junho de 2009.

Saccharum BA procura retratar o caráter global do açúcar, que desde sempre marcou a imagem do Brasil, sem, no entanto fazer uma abordagem didática ou historiográfica. A mostra coletiva pretende estabelecer leituras possíveis de uma tradição e de uma discussão contemporânea fundamental para o país.

Participam da exposição nomes como Jonathan Meese, Simone Nieweg e Jürgen Stollhans da Alemanha; José Rufino, Vauluizo Bezerra, Ieda Oliveira, Gaio Matos, Ayrson Heráclito, Maxim Malhado, Herbert Rolim, Márcio Fagundes, Caetano Dias e Baldomiro Cruz do Brasil; Shelley Miller do Canadá, e Meschac Gaba do Benin, entre outros.