A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promove nesta sexta-feira (26), às 19h, mais uma sessão do projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, com entrada gratuita. Nesta sexta-feira serão exibidos “2 de Julho, A Festa da Independência na Bahia”, do cineasta Tuna Espinheira, realizado pela TVE/BA, e o documentário “Dança de Guerra”, filmado em Salvador por Jair Moura, com a participação de conhecidos capoeiristas baianos. Depois das exibições acontece uma Roda de Samba Tradicional com o Grupo Botequim que co-realiza o projeto.

A academia é uma das sete residentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. O projeto, que acontece sempre às últimas sextas feiras do mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e aspectos culturais e históricos da Bahia.

O Forte de Santo Antonio Além do Carmo fica na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n, telefones 3117 1488 e 3117 1492. Além da Academia de João Pequeno de Pastinha são residentes a Academia de Capoeira Angola Pai e Filho, o Centro de Capoeira Tradicional Bahiana, o Centro de Cultura Física Regional da Bahia, o Grupo e Capoeira Angola Pelourinho, a Oficina de Ladainhas e Corridos da Bahia e o Ponto de Cultura Irmãos Gêmeos de Mestre Curió.

Durante toda a semana os Mestres das sete academias dão aulas de capoeira para os alunos e a comunidade em geral. E, as terças e quintas à noite, promovem as rodas de capoeira. Para outras informações sobre o Forte de Santo Antônio Além do Carmo visite o blog fortesantoantonio.blogspot.com . Para mais informações sobre o projeto “Cinema, Capoeira e Samba” os telefones são (71) 3323 0708 , (071) 8115 9235 e (071) 87466141, com “Zoinho”.