Oferecer a estrutura e o rico acervo de 13 mil livros da Biblioteca Manuel Querino, a maior e mais bem equipada da região do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Este é um dos principais objetivos do Termo de Cooperação Técnica que o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e a ONG Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), assinam, nesta quinta-feira (18), às 9h, no auditório do Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho).

O convênio pretende mobilizar, criar hábito da leitura e da pesquisa em 140 adolescentes e jovens de 17 bairros da capital baiana e de 19 municípios que mantêm contato com o Cria. A biblioteca Manuel Querino, que pertence ao Ipac, dispõe, também, de 300 títulos de periódicos, além de recortes de jornais e monografias das áreas da história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte, artesanato, sociologia e patrimônio.

A idéia é utilizar a biblioteca, inaugurada em outubro do ano passado no Solar Ferrão, para promover rodas de conversa, leitura e escrita sobre cultura, história e patrimônio, entre outros temas. A programação será fixa com mais de 15 atividades permanentes.

O Cria funciona na mesma rua da biblioteca do Ipac. Fundado em 1994, o Centro se propõe a provocar atitudes transformadoras de forma coletiva e comunitária através da arte-educação. Já a biblioteca Manuel Querino, que está instalada no andar térreo do Ferrão, tem entrada franca e oferece terminais de computadores com acesso a internet para pesquisas e consultas.

Palestras e seminários temáticos mensais também serão promovidos pelo Ipac na biblioteca. A biblioteca Manuel Querino fica aberta de segunda à sexta-feira, das 9 às 20h, e aos sábados das 9 às 12 h. Outras informações pelo telefone (71) 3117-6384.