Neste sábado (13), a partir das 20h, o Largo Pedro Archanjo será palco do 1º Encontro de Sanfoneiros de Sanfona de oito baixos, com a presença de consagrados instrumentistas do Brasil. Com apoio do Programa Pelourinho Cultural (Ipac/Secult), o encontro conta com a presença de Zé e Luizinho Calixto e Rato Branco, os três principais sanfoneiros de oito baixos do país. O público confere de graça.

A sanfona de oito baixos, conhecida como Gaita de Ponto no Rio Grande de Sul, requer talento e inspiração para executá-la. É uma relíquia da música popular brasileira em vias de desaparecimento, devido à pouca popularidade do instrumento. “Vejo pouca gente aprendendo, há poucos professores, mesmo no Nordeste. Preferem o acordeon, porque é mais fácil”, lamenta Zé Calixto.

Zé Calixto é o filho mais velho de Luizinho Calixto, que também se apresenta neste sábado. Zé tem uma vasta experiência na música nordestina. O músico lançou seu primeiro disco em 1959, já gravou 26 álbuns, tocou muito pelo Brasil, inclusive com o mestre do baião, Luiz Gonzaga.

Já o pai, Luizinho, iniciou sua carreira na década de 40, tocando com Jackson do Pandeiro, em Campina Grande, na Paraíba. Luizinho toca desde os nove anos de idade e tem 12 álbuns no currículo. Já se apresentou com grandes nomes da música regional, como Luiz Gonzaga e Sivuca, além de Jackson do Pandeiro, que considera seu principal mestre. “Com ele aprendi muita coisa, principalmente a rítmica, tanto na forma de cantar quanto na de tocar. Com Jackson aprendi percussão, hoje posso me orgulhar de ser um bom pandeirista”, conta Luizinho.

O encontro contará ainda com a presença do sanfoneiro baiano Rato Branco, natural de Lagoa do Costa, povoado de Euclides da Cunha. Sobrinho de Pedro Sertanejo e primo de Oswaldinho do Acordeon, o sanfoneiro já tem três álbuns gravados.

O São João da Bahia privilegia diversas manifestações culturais nordestinas, contemplando a grande diversidade de gêneros da música junina. Nesse encontro, sanfoneiros se encontram para difundir o melhor da música nordestina.